O alfabeto completo passa a ser:
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Trema:
Não se usa mais o trema (¨), sinal colocado sobre a letra u para indica que ela deve ser pronunciada nos grupos gue, gui, que, qui. (aguëntar fica aguentar)
O trema permanece apenas nas palavras estrangeiras e em suas derivadas.
Mudanças na regra de acentuação:
Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba).(geléia fica geleia)
Essa regra é válida somente para palavras paroxítonas. Assim, continuam a ser acentuadas as palavras oxítonas terminadas em éis, éu, éus, ói, óis. Exemplos: papéis, herói, heróis, troféu, troféus.
Não se usa mais o acento no i e no u tônicos quando vierem depois de um ditongo.(feiúra fica feiura)
Se a palavra for oxítona e o i ou o u estiverem em posição final (ou seguidos de s), o acento permanece. Exemplos: tuiuiú, tuiuiús, Piauí.
Não se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôo(s).(abencôo, lêem fica abencoo, leem
Não se usa mais o acento que diferenciava os pares pára/para, péla(s)/pela(s), pêlo(s)/pelo(s), pólo(s)/polo(s) e pêra/pera.(ele pára o carro, ele foi ao pólo norte fica ele para o carro, ele foi ao polo norte)
Permanece o acento diferencial em pôde/pode. Pôde é a forma do passado do verbo poder (pretérito perfeito do indicativo), na 3ª pessoa do singular.
Pode é a forma do presente do indicativo, na 3ª pessoa do singular.
Exemplo: Ontem, ele não pôde sair mais cedo, mas hoje ele pode.
Permanece o acento diferencial em pôr/por. Pôr é verbo. Por é preposição.
Exemplo: Vou pôr o livro na estante que foi feita por mim.
Permanecem os acentos que diferenciam o singular do plural dos verbos ter e vir, assim como de seus derivados (manter, deter, reter, conter, convir, intervir, advir etc.).
Exemplos:
Ele tem dois carros. / Eles têm doiscarros.
Ele vem de Sorocaba. / Eles vêm de Sorocaba.
Ele mantém a palavra. / Eles mantêm a palavra.
Ele convém aos estudantes. / Eles convêm aos estudantes.
Ele detém o poder. / Eles detêm o poder.
Ele intervém em todas as aulas. / Eles intervêm em todas as aulas
Não se usa mais o acento agudo no u tônico das formas (tu) arguis, (ele) argui, (eles) arguem, do presente do indicativo dos verbos arguir e redarguir.
Uso do hífen
Com prefixos, usa-se sempre o hífen diante de palavra iniciada por h. (anti-higiênico)
Exceção: subumano (nesse caso, a palavra humano perde o h).
Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal diferente da vogal com que se inicia o segundo elemento.(agroindustrial, autoestrada, anteontem)Exceção: o prefixo co aglutina-se em geral com o segundo elemento, mesmo quando este se inicia por o: coobrigar, coobrigação, coordenar, cooperar, cooperação, cooptar, coocupante etc.
Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por consoante diferente de r ou s.(autopeça, semideus, ultramoderno)
Com o prefixo vice, usa-se sempre o hífen. Exemplos: vice-rei, vice-almirante etc.
Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por r ou s. Nesse caso, duplicam-se essas letras.( antirrábico, biorítmo, antissocial, antirrugas)
Quando o prefixo termina por vogal, usa-se o hífen se o segundo elemento começar pela mesma vogal.(anti-inflamatório, micro-ondas, contra ataque)
Quando o prefixo termina por consoante, usa-se o hífen se o segundo elemento começar pela mesma consoante.(super-romântico, inter-regional)
Nos demais casos não se usa o hífen.(hipermercado)
Com o prefixo sub, usa-se o hífen também diante de palavra iniciada por r: sub-região, sub-raça etc.
Com os prefixos circum e pan, usa-se o hífen diante de palavra iniciada por m, n e vogal: circum-navegação, pan-americano etc
Quando o prefixo termina por consoante, não se usa o hífen se o segundo elemento começar por vogal.(hiperativo, interescolar, interestadual)
Com os prefixos ex, sem, além, aquém, recém, pós, pré, pró, usa-se sempre o hífen. (além-mar, ex-aluno, pré-vestibular)
Deve-se usar o hífen com os sufixos de origem tupi-guarani: açu, guaçu e mirim.(amoré-guaçu)
Deve-se usar o hífen para ligar duas ou mais palavras que ocasionalmente se combinam, formando não propriamente vocábulos, mas encadeamentos vocabulares. (ponte Rio-Niterói)
Não se deve usar o hífen em certas palavras que perderam a noção de composição.(girassol, paraquedas, mandachuva)
Para clareza gráfica, se no final da linha a partição de uma palavra ou combinação de palavras coincidir com o hífen, ele deve ser repetido na linha seguinte.(Na cidade, conta-se que ele foi viajar.
RESUMO
Emprego do hífen com prefixos
Regra básica: Sempre se usa o hífen diante de h: anti-higiênico, super-homem.
Outros casos
1 . Prefixo terminado em vogal:
• Sem hífen diante de vogal diferente: autoescola, antiaéreo.
• Sem hífen diante de consoante diferente de r e s: anteprojeto, semicírculo.
• Sem hífen diante de r e s. Dobram-se essas letras: antirracismo, antissocial, ultrassom.
• Com hífen diante de mesma vogal: contra-ataque, micro-ondas.
2. Prefixo terminado em consoante:
• Com hífen diante de mesma consoante: inter-regional, sub-bibliotecário.
• Sem hífen diante de consoante diferente: intermunicipal, supersônico
• Sem hífen diante de vogal: interestadual, superinteressante.
OBSERVAÇÕES
1 . Com o prefixo sub, usa-se o hífen também diante de palavra iniciada por r sub-região, sub-raça etc. Palavras iniciadas por h perdem essa letra e juntam-se sem hífen: subumano, subumanidade.
2 . Com os prefixos circum e pan, usa-se o hífen diante de palavra iniciada por m, n e vogal: circum-navegação, pan-americano etc.
3. O prefixo co aglutina-se em geral com o segundo elemento, mesmo quando este se inicia por o: coobrigação, coordenar, cooperar, cooperação, cooptar, coocupante etc.
4 . Com o prefixo vice, usa-se sempre o hífen: vice-rei, vice-almirante etc.
5 . Não se deve usar o hífen em certas palavras que perderam a noção de composição, como girassol, madressilva, mandachuva, pontapé, paraquedas, paraquedista etc.
6. Com os prefixos ex, sem, além, aquém, recém, pós, pré, pró, usa-se sempre o hífen: ex-aluno, sem-terra, além-mar, aquém-mar, recém-casado, pós-graduação, pré-vestibular, pró-europeu.
O que é ser Mãe...
Há 11 anos
Um comentário:
Foram 15 anos acadêmicos e 54 anos de vida para chegar onde cheguei no conhecimento da língua... então acho que vou demorar um pouquinho para me readaptar(?), mas chego lá!!
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