Tinkerbell Pink Glitter Wings Blog Yone pensando alto: Vivência da Yone educadora (2)

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Vivência da Yone educadora (2)

Fui voluntária num projeto social por três anos e meio(1999/ 20003), amo o trabalho que fazem e as crianças (11 a 18 anos de idade) de lá.
Por que não estou mais lá?
Essa é uma outra história, melhor agora, terminar essa.
Entrei no projeto para dar orientação escolar, numa classe mista, de idade e sexo.
No primeiro dia cheguei meio sem saber o que esperar e sem saber se ia dar conta, mas cheguei com a certeza de querer fazer dar certo.
Entrei com um "sorriso na cara" e disse bom dia!! (para aquelas carinhas desconfiadas)
Alguns só me olharam de cima abaixo, alguns responderam timidamente, outros alegremente mas um deles (um menino de 17 anos com 1,75m de altura (eu só tenho 1, 54m)) me olhou e disse:
- bom dia nada dona, o dia tá uma m... vá t.n.c.
Eu olhei prá ele e disse, fica tranquilo daqui prá frente só vai melhorar.
Percebi logo que ele liderava, era respeitado por todos ali.
Eu não o conhecia, não ia julgá-lo, mas ia conquistá-lo.
Bom e assim foi, ele insinuava que ia riscar meu carro, me bater, me testou de várias maneiras.. respondeu assim por 6 meses e eu também, continuei chegando e dizendo bom dia. (muitas vezes eu chegava em casa chorando pensando que não ia conseguir)
Até que um dia, como sempre eu disse bom dia, e ele respondeu:
- "bom dia, dona, eu não quero fica gostano da senhora porque chega gente aqui, a gente a gente se entrega, a pessoa fica dois mês e vai embora pensando que a gente é bicho que pode ser largado".
Nossa, vocês conseguem imaginar!!!
Num segundo eu senti toda a dor daquele menino e tudo ficou claro.
Eu respondi:
- olha eu pretendo ficar bastante aqui, mas não sei até quando porque as coisas mudam .... mas só sei que enquanto eu estiver aqui vocês vão ser amados e respeitados e eu quero ser respeitada também.... e se um dia eu sair, se vocês quiserem, nossa amizade continua, mas vamos começar nossa aula então!
Todos pegaram o material, e essa foi uma das melhores aulas que eu dei e recebi.(esse foi um dos dias que voltei chorando prá casa, chorava por agradecimento, por amor ao/do próximo, acho que isso é um tipo de milagre, se não for.. não sei o que é então)
A partir desse dia, ele me respondia o bom dia com um outro bom dia... ele me protegia de qualquer malcriação.
Ele o lider, era respeitado por todas as crianças sim porque quem o conhece sabe, ele tem um enorme coração, só se protegia das "pancadas que estava acostumado levar", da meneira como ele sabia.

(PS: depois que saí do projeto, algumas crianças continuaram "dando uma passadinha" na minha casa... principalmente no dia das crianças, dos "doces ou travessuras", Natal, rsrsr... mas eu sei, se faziam isso é porque confiavam/gostavam de mim... criança é criança, graças a Deus!!!


Um comentário:

Ju disse...

Ahhh, eu lembro dessa sala, lembro dos dias que passei junto com eles, e realmente, o mecanismo de defesa é muito grande. Mas todo esforço tem sua recompensa.
E vc fugiu do meu blog né senhoritaaaa... =oPpp
Espero ver vc de novo por la
=**