Tinkerbell Pink Glitter Wings Blog Yone pensando alto: Filhos nos ensinam (1): aprendi que criança não entende linguagem figurativa, bem antes do conceito acadêmico.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Filhos nos ensinam (1): aprendi que criança não entende linguagem figurativa, bem antes do conceito acadêmico.

Bom dia!!
Tenho três filhos (21, 26(fem.) e 29 anos(masc.)) maravilhosos, não é "conversa de mãe", eles são mesmo... tenho certeza que gostariam deles, são muito "gente boa"!!
Somos mãe e filhos e somos amigos, nossa convivência é linda... mágica.
Mas indo a reflexão:
Estava eu fazendo jantar, M o mais velho (10 anos na época) no banho e as duas meninas A e J brincando.
M não gostava de parar de brincar para ir tomar banho, mas quando estava no banho... não queria mais sair (continuava a brincadeira lá).
E o tempo passando, passando e nada dele sair do banho.
Eu da cozinha pedindo M sai agora, chega, vem, tá demorando muito aí... e as meninas brincando e escutando eu falando.
E nada, ele nem ligava para o que eu dizia.
Depois de tanto pedir, perdi a paciência e disse: M sai já daí, vai acabar "derretendo no chuveiro"!!
Dali um pouquinho chegou J (dois anos na época), assustada, chorando e falando:
- mãe, vai logo... tira ele de lá... se ele derreter vai embora pelo ralinho a gente não acha mais!!!
Olha, a ficha caiu e eu percebi o quanto a tinha assustado mesmo que sem intenção... criança não decodifica até uma certa idade.
Daí prá frente comecei a tomar bastante cuidado ao falar... já sabia que palavras tem um certo poder (em outro tópico falo sobre isso), mas aumentei meu cuidado.

(a habilidade de decodificação varia de pessoa para pessoa, independentemente da idade que tem, é preciso cuidado)

Nenhum comentário: