Tinkerbell Pink Glitter Wings Blog Yone pensando alto: Conclusão da minha monografia "A inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais na instituição escolar" Por: Yone Piras Leite da Silva

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Conclusão da minha monografia "A inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais na instituição escolar" Por: Yone Piras Leite da Silva

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Conclusão

Após os estudos feitos nessa monografia, concluo:
1. as escolas(assim como todas as outras instituições) devem se abrir às diferenças: sendo a escola um dos maiores espaços sociais, deve-se fazer cumprir a lei e a sua função social, pois assim o educando terá uma maior oportunidade de vida com qualidade.(MANTOAN, 2001, p.68)

2. a legislação diz garantir direitos, mas os mesmos, em sua maioria, ainda não foram alcançacos: ainda há um longa caminho e percorrer e muitas barreiras a serem derrubadas para se conseguir o que se diz de direito, pois nem sempre é possível transformar a intenção em ação. a Não se muda escola com um passe de mágica(MANTOAN, 2001, p.69)

3. é fundamental a formação continuada do professor: o professor não é o único responsável quando ocorre deficiência (sic) no sistema educacional, mas seu aprimoramento constante deve ser oportunizado para que não haja defazagem entre as possibilidades de atualização científica e tecnológica entre ele e o educando.

4. é preciso articulação entre a educação, a família, demais áreas envolvidas e a sociedade em geral a escola, apesar de ter grande influência na formação e construção do cidadão, não é suficiente para fazer isso sozinha. O educando sofre influências externas a ela (escola), portanto, é preciso o envolvimento e comprometimento de todos os membros da sociedade.(Declaração de Salamanca, LDB).
O fracasso é resultado de um complexo mecanismo que reúne fatores sociais, políticos, linguísticos, históricos e culturais e que provém daqueles profissionais que, dando-se conta ou não, voluntariamente ou não, representam e reproduzem a ideia de um mundo homogêneo, compacto, sem variações, sem fissuras,(SKLIAR, 2001, p.13)

A semente da inclusão está plantada e pode germinar, mas assim como todas, somente germinarão as boas sementes plantadas e com bom cultivo.
Por sermos todos diferentes, somos todos iguais.
Nós educadores, trabalhamos com o "material" mais precioso do mundo: o humano.
Sua preciosidade está exatamente em ser único: pensar, construir, reconstruir, enfim, ter ideias e fazer escolhas.
Se desconsiderarmos as diferenças, tentando nivelar nossos educandos, com certeza, perderemos o que eles têm de melhor e todos cairemos na mesmice, dando fim a qualquer possibilidade de criação, e por consequência disso, parar o crescimento emocional, científico, tecnológico...
È preciso competência, paixão, desejo, tempo e muito trabalho para que a inclusão seja construída.
A inclusão só acontecerá com a percepção e respeito à individualidade, mas isso, coletivamente.
Temos posturas diferentes como por exemplo, Mantoan e Skliar, mas ambos se ocupam e buscam melhorias para as pessoas e, em especial, para os educando, no caso da educação. Percebe-se então, existirem vários caminhos para que o aluno sinta-se confortável e participativo na sociedade em que vive e isso é o mais importante.
A inclusão é um desses caminhos e, quando acontecer, trará benefíco a todos. (SILVA, Yone Piras Leite, 2003,p.30)

3 comentários:

Ju disse...

Aháá.. acho que te inspirei um pouco para escrever sobre esse temaaa!!!
Muito bacana mesmo, as pessoas precisam saber de td isso..!!
=***

Linne disse...

Nos aducadores temos que fazer procurar fazer coisas novas com eles e tem muita paciência porque nos sabemos que eles são capazes de fazer as coisas.
Mais no tempo deles.

Anônimo disse...

Obrigado por esua ajuda, pois qdo li, me senti tocada,me emocionei.

Denize--Barueri