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Conclusão
Após os estudos feitos nessa monografia, concluo:
1. as escolas(assim como todas as outras instituições) devem se abrir às diferenças: sendo a escola um dos maiores espaços sociais, deve-se fazer cumprir a lei e a sua função social, pois assim o educando terá uma maior oportunidade de vida com qualidade.(MANTOAN, 2001, p.68)
2. a legislação diz garantir direitos, mas os mesmos, em sua maioria, ainda não foram alcançacos: ainda há um longa caminho e percorrer e muitas barreiras a serem derrubadas para se conseguir o que se diz de direito, pois nem sempre é possível transformar a intenção em ação. a Não se muda escola com um passe de mágica(MANTOAN, 2001, p.69)
3. é fundamental a formação continuada do professor: o professor não é o único responsável quando ocorre deficiência (sic) no sistema educacional, mas seu aprimoramento constante deve ser oportunizado para que não haja defazagem entre as possibilidades de atualização científica e tecnológica entre ele e o educando.
4. é preciso articulação entre a educação, a família, demais áreas envolvidas e a sociedade em geral a escola, apesar de ter grande influência na formação e construção do cidadão, não é suficiente para fazer isso sozinha. O educando sofre influências externas a ela (escola), portanto, é preciso o envolvimento e comprometimento de todos os membros da sociedade.(Declaração de Salamanca, LDB).
O fracasso é resultado de um complexo mecanismo que reúne fatores sociais, políticos, linguísticos, históricos e culturais e que provém daqueles profissionais que, dando-se conta ou não, voluntariamente ou não, representam e reproduzem a ideia de um mundo homogêneo, compacto, sem variações, sem fissuras,(SKLIAR, 2001, p.13)
A semente da inclusão está plantada e pode germinar, mas assim como todas, somente germinarão as boas sementes plantadas e com bom cultivo.
Por sermos todos diferentes, somos todos iguais.
Nós educadores, trabalhamos com o "material" mais precioso do mundo: o humano.
Sua preciosidade está exatamente em ser único: pensar, construir, reconstruir, enfim, ter ideias e fazer escolhas.
Se desconsiderarmos as diferenças, tentando nivelar nossos educandos, com certeza, perderemos o que eles têm de melhor e todos cairemos na mesmice, dando fim a qualquer possibilidade de criação, e por consequência disso, parar o crescimento emocional, científico, tecnológico...
È preciso competência, paixão, desejo, tempo e muito trabalho para que a inclusão seja construída.
A inclusão só acontecerá com a percepção e respeito à individualidade, mas isso, coletivamente.
Temos posturas diferentes como por exemplo, Mantoan e Skliar, mas ambos se ocupam e buscam melhorias para as pessoas e, em especial, para os educando, no caso da educação. Percebe-se então, existirem vários caminhos para que o aluno sinta-se confortável e participativo na sociedade em que vive e isso é o mais importante.
A inclusão é um desses caminhos e, quando acontecer, trará benefíco a todos. (SILVA, Yone Piras Leite, 2003,p.30)
O que é ser Mãe...
Há 11 anos
3 comentários:
Aháá.. acho que te inspirei um pouco para escrever sobre esse temaaa!!!
Muito bacana mesmo, as pessoas precisam saber de td isso..!!
=***
Nos aducadores temos que fazer procurar fazer coisas novas com eles e tem muita paciência porque nos sabemos que eles são capazes de fazer as coisas.
Mais no tempo deles.
Obrigado por esua ajuda, pois qdo li, me senti tocada,me emocionei.
Denize--Barueri
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